quinta-feira, 16 de junho de 2011

E o Clima?

O frio chegou antes mesmo do Inverno, sem bem que, isso ocorre todos os anos. A mudança de temperatura bruscamente nos aquários pode acarretar em doenças nos peixes.  É bastante comum o marinheiro de primeira viagem se recusar em comprar um aquecedor com termostato já na montagem de seu aquário. Ainda que o lojista explique a necessidade do uso.
Ao iniciar uma montagem de aquário, o aquarista, como um bom brasileiro, tenta economizar e, o fato de estar em pleno Verão, evita adquirir desde já o aquecedor com termostato, equipamento importantíssimo que deve ser utilizado durante todo o ano, independente da estação em que esteja passando. Mudanças bruscas de temperatura causam grande estresse aos peixes, que ficam vulneráveis ao ataque de parasitas, uma vez que o metabolismo deles se encontra baixo devido ao frio. Peixes tropicais devem ser mantidos em temperaturas de 28°C, onde se alimentarão mais e ficarão mais ativos no aquário e, evidentemente, mais resistentes às possíveis doenças.
Qualquer aquário deve ser montado de forma correta desde o início, utilizando os equipamentos necessários independente da época do ano, isso para evitar problemas e evitar também que o aquarista tenha que sair às pressas para comprar um aquecedor com termostato. Isso se ele souber que o que está ocasionando as mortes dos peixes pode ser a falta de um aquecedor com termostato, que poderia oferecer uma qualidade de vida melhor aos habitantes do aquário.
É certo que um aquecedor com termostato não é um medicamento, porém, é um equipamento importante a ser utilizado durante todo o ano e não somente no Inverno, pois as frentes frias estão sempre aparecendo e as oscilações de temperatura farão com que o aquarista tenha resultados indesejáveis quanto à qualidade de vida dos seus peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário