segunda-feira, 13 de junho de 2011

Produtos Importados e o Aquarismo

Antes de ir ao assunto, quero deixar claro que, não tenho medo de cara feia, nem de vilipendiação por parte de quem quer que seja. Mas também não tenho interesse algum em brigar com ninguém, venho aqui explorar essa ferramenta de grande utilidade, onde posso expressar o meu pensamento e alertar aos praticantes do hobby. Sempre estive disposto e com muito boa vontade em divulgar o aquarismo sempre que procurado então me vejo no direito de expor o que penso, ainda que fira alguém.  Chegou a hora de tirar a poeira sob o tapete. O texto a seguir foi escrito em 2008 e tudo continua na mesma. Faça você também a diferença.


Quando algum lojista efetuava seus pedidos junto aos distribuidores ou importadores, na maioria das vezes os produtos importados eram cotados em Dólar, isso até o ano de 2005.
Como a moeda começou a se desvalorizar junto ao Real, a maioria desses importadores/distribuidores simplesmente mudou a maneira de cobrar pelos seus produtos, que já não eram mais cotados em Dólar, e sim em Real, sobre a cotação maior de R$2,35, no ano de 2005.
Lojistas e, conseqüentemente, aquaristas pagaram caro durante três anos e sem questionamento algum. A maioria dos importadores de produtos de aquarismo faturou alto nos últimos 3 anos, obtendo lucros sobre lucros.
Em nenhum momento foi comentado o que estava acontecendo e as vendas continuaram estáveis, mesmo com a maioria dos importadores cobrando pelos seus produtos um valor além do que seria normal. A crise americana chega, aparentemente, ao ponto máximo e isso já começou a refletir nas empresas brasileiras de alguma forma. Por exemplo, o aumento do dólar para a indústria nacional é importante, pois assim ela consegue concorrer com as empresas estrangeiras, principalmente com o preço de produtos chineses no mercado interno. Recentemente recebi e-mails de importadores/distribuidores já cogitando a possibilidade de aumento dos produtos importados e sugerindo em seus e-mails de ofertas que devemos, nós, lojistas, comprar logo, pois haverá aumento. Viver no capitalismo é uma coisa... agora, trabalhar com "picaretagem" é outra completamente diferente.
Se a moeda americana em relação ao Real chegasse em torno dos R$3,00, era até compreensível alguma mudança na maioria dos produtos importados. Mas chegar próximo ao que era praticado há 3 anos e manter essa cotação e já querer aumentar é, no mínimo, explorar demasiadamente um mercado tão frágil que é o de aquariofilia.
É hora de pelo menos, nós lojistas, demonstrarmos a força que temos. E dizer um NÃO sonoro a esses especuladores e exploradores desse mercado que é volto a dizer, extremamente frágil.
É importante passar estes acontecimentos aos clientes e amantes do hobby, para que reflitam de fato se determinados produtos importados são realmente necessários."
Ricardo Assunção


Para quem se interessar, foi gravada uma conversa informal minha com amigos falando exatamente sobre esse acontecimento, o link do vídeo é:



http://www.youtube.com/watch?v=35KQrYb02J8

Nenhum comentário:

Postar um comentário