segunda-feira, 6 de junho de 2011

KINGUIO COM ESCAMAS ERIÇADAS

Por Ricardo Assunção


Quando eu tinha minha loja em Barbacena-MG, recebi uma remessa de peixes, onde um deles estava com o ventre volumoso e as escamas eriçadas. Logo pensei, trata-se de Hidropsia, pois os sintomas são esses geralmente, o mesmo, se locomovia com grande dificuldade e não viveu muito tempo.

Resolvi então abrir o peixe e ver como estariam seus órgãos e tentar descobrir o motivo.
Na época, chamei um Ictiólogo amigo meu, Professor Fernando, ele me disse que o peixe provavelmente teria sofrido uma queda ou algo parecido, pois como na foto a seguir, está marcado uma parte que lhe chamou bastante atenção. Para ele aquele tipo de "sangue pisado" deveria ser o problema do peixe e o que lhe causou a morte.

Isso demonstra, caso ele esteja correto, a maneira errada no manejo dos peixes nas criações.









Um comentário:

  1. é eu conprei um dois peixes kinguios em 2008...mais hoje dia 15/08/2011 ele morreu aos três anos de idade..eu observei que as escamas dele estavam eriçadas...eu gostava muito dele coloquei em um vidro com alcool para conservá-lo..eu sinto um desânimo quando eu penso que meu peixe de muito tempo morreu...o estranho que ele não caiu do aquario , ele estava bem e da noite pro dia ele morreu D;

    ResponderExcluir