sexta-feira, 3 de junho de 2011

LERNEOSE

Por Ricardo Assunção
Fotos: Ricardo Assunção
Popularmente chamado de Verme-Âncora, é na verdade um parasita e não verme como é chamado erroneamente. Ele ataca o peixe externamente, onde tecnicamente é chamado de ectoparasita, se atacasse o peixe internamente seria chamado de endoparasita, o que não é o caso. Já na fase adulta são visíveis sem ajuda de instrumentos conforme a foto:


A Lernea, é hematófaga, ou seja, se alimenta de sangue e assim o peixe poderá morrer por anemia entre outras doenças consequentes, como ataque de outros parasitas devido aos ferimentos expostos causados pela Lernea. Na fase adulta esse parasita pode chegar a 1cm conforme a foto:

O parasita fixa em qualquer região no corpo do peixe, como você pode observar na foto desse Kinguio, Carassius auratus:
Observe onde estão os círculos, nesses locais estão os ectoparasitas.



A Lernea ataca várias espécies de peixe. Já observei o ataque em: ciprinídeos, poecilídeos e anabantídeos.
Tratamento:
Para tratar, você deve retirar o peixe da água e com o auxílio de uma pinça puxe o parasita conforme a foto:


Após a retirada da Lernea, passe algum medicamento no local onde estava o ectoparasita. Existem vários produtos vendidos em lojas de aquariofilia, vários produtos onde você poderá optar por um e tratar os ferimentos/lesões deixados no local de fixação do parasita no peixe. Assim evitará o aparecimento de outras possíveis doenças, uma vez que o peixe está sob estresse e anêmico e ainda possui algumas pequenas feridas pelo corpo.
O importante é que ao adquirir um peixe, não vá pelo impulso, olhe bem o peixe antes de efetuar a compra, observe atentamente o seu corpo, veja se não existem manchas brancas ou avermelhadas e se também não tem nenhum " fiapo" no corpo assim como é visto a Lernea. Lojas idôneas jamais comercializarão peixes nessas condições é importante lembrar isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário