terça-feira, 5 de julho de 2011

Atendimento

     Muitos aquaristas profissionais e experientes e até mesmo um simples hobbysta iniciante, reclama muito do atendimento de inúmeras lojas do ramo. Por outro lado, muitos lojistas sempre pregam em suas publicidades o ótimo atendimento. Mas, ótimo atendimento ou um ótimo tratamento? Chegam ao absurdo de achar que um estacionamento oferecido ao cliente é considerado um ótimo atendimento. E ainda, um simples "bom dia" e um "muito obrigado! Volte sempre!" também é digno de dizer que é um ótimo atendimento. É preciso rever certos conceitos e utilizar mais o dicionário para conhecer o real significado de uma palavra.
     Não é difícil de presenciar um diálogo inventado por mim nesse momento, mas possivelmente acontecido todos os dias em uma grande maioria de lojas que vendem peixes ornamentais e aquários. Vejamos:



-Bom dia! Em que posso ajudar? (parece até que tem alguém em apuros com essa pergunta)
-Oi bom dia! Sabe o que é? Meu filho ganhou um aquário só que não tem peixes e eu queria levar alguns que não morressem a toa. Você pode me mostrar quais levar?
-A claro! Você está vendo aqueles dourados ali? Pois bem, são bem resistentes e as crianças gostam muito por causa do tamanho. São bem grandes, não é?
-São mesmo, eu sempre vi desses peixes em filmes naqueles aquários redondos. Qual o nome dessa espécie?
-Peixe Japonês.
-Ah legal! Meu filho vai adorar. Me veja 5 por favor.
-O senhor quer escolher?
-A quero sim...mas, aquele ali que está com umas bolinhas parecendo algodão é o que, hein?
-Qual? O senhor diz aquele que está mais paradão no fundo e com aqueles ponponzinhos brancos?
-Isso, esse mesmo!
-Ah isso sempre dá nesses peixes, mas eles são muito resistentes e duram bastante tempo. Se isso acontecer com algum que o senhor levar, é só comprar esse remédio aqui e jogar na água, agora se o senhor preferir, já leva o remédio e coloca na água antes de soltar o peixe, porque assim evita de dar essa bolinha de algodão. (Como se alguém que não tivesse febre e tomasse algum medicamento para não ter, ou passasse Vick no peito para não dar catarro)
-Ok! Vou levar essa vitamina e assim não fico preocupado. Obrigado por tudo e pelas informações (Êpa! Informações?)


     É triste, mas é o mais natural de acontecer em lojas que comercializam peixes ornamentais e aquários. É o tipo de atendimento que podemos chamar de "Ignorância em pessoa" que a mensagem da loja é clara, que é vender, vender e somente vender. A dúvida é, se esse tipo de atendimento é por ignorânica ou malícia ou ainda as duas coisas juntas. O vendedor não perguntou a litragem do aquário, qual tipo de filtragem, não fez pergunta alguma relacionada ao aquário do cliente e ainda esqueceu de oferecer a ração para o cliente levar. É extremamente comum encontrar esse tipo de atendimento na maioria das lojas. Confundem cordialidade com bom atendimento, sendo que cordialidade é algo que qualquer pessoa que teve quando criança suprimentos educacionais sabe levar para o decorrer de sua vida, porém, dentro dessa falsa cordialidade está a mentira e a falta de respeito com o cliente. É importante refletir sobre o assunto.


3 comentários:

  1. Infelizmente é a mais pura verdade, a maior parte esta focada na venda, no imediatismo, no lucro, no vender sem informar, gerando uma frustração no cliente que acaba abandonando o hobby e o pior deixando um legado que envolve quase sempre a criança que fica com a imagem do aquário que os peixinhos morrem, vazio e abandonado em algum canto da casa. São poucas as lojas, mas as que são corretas, lutam com muita garra, dedicação diária para informar, disseminar conhecimento, promover workshops, e manter (pós-venda) clientes, que geralmente virão amigos, a paixão que temos por este hobby maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com tudo escrito aí! E acrescento, que, muitos lojistas comercializam uma verdadeira "salada" de peixes, sem ao menos se importar se as mesmas podem conviver! E o pior, muitas vezes também, fazem isso para que o cliente volte para a loja e ganhe mais um BALDE de lorotas e leve novamente peixes agressivos e/ou de má qualidade!
    Porém, quando criadores capacitados aparecem e surpreendem estes mentirosos e estúpidos, a cara deles é realmente im-pa-gá-vel(huehuehue).
    Pois ao serem corrigidos e muitas vezes desmascarados, se sentem ofendidos ou mandam o bordão(eu aprendi assim...¬¬)!
    Att: Luiz Venerando(Roy).

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente acredito que todos presentes no ramo, como hobistas ou criadores ja presenciamos um fato como este, é triste, mas é verdade. Eu mesmo até pouco tempo vinha tentando manter os guppyes em um ph acima de 7.8. Segundo o logista não haveria problemas algum pois a água é mole. Acho que ele esqueceu de contar isto aos guppys que eu havia comprado dele, pois não duravam mais de 3 meses e os que duravam aparentavam sempre um estado doentio. Estou certo que futuramente poderemos coibir tais atitudes, mas pra isso precisamos começar a agir desde já, e, o manifesto ja é uma iniciativa.
    Att: Juliano Silveira

    ResponderExcluir