quinta-feira, 7 de julho de 2011

Bateria de Aquários

A importância do local onde são colocados os peixes para comercialização
por Ricardo Assunção

     Posso afirmar de que se trata do coração da loja e, por isso, é importante fazer correto e não economizar nesse ponto. Se você monta em sua loja uma bateria com produtos mais baratos e, consequentemente, não tão eficazes, serão esses produtos que a maioria da clientela utilizará em suas montagens.
     Além disso, você, com uma filtragem insuficiente ou ineficaz, poderá ter perda de peixes e essa é uma mercadoria viva. Não gosto de utilizar essa expressão ao chamar os peixes de mercadoria viva, mas, nesse caso, é isso que os peixes são de fato.

  • Filtragem
          Muitos lojistas utilizam um mesmo sistema de filtragem para todos os aquários da bateria. Particularmente, acho extremamente arriscado. A mesma água servirá para todos os aquários.
           Se você não deixa seus peixes em quarentena antes de serem colocados à venda e receber algum peixe contaminado por alguma enfermidade que pode ser transmitida aos demais, os outros peixes receberão a água contaminada, onde se encontra algum possível parasita ou bactéria, que poderá gerar doença para toda sua fauna exposta para venda.
           Sempre percebi que, além de mais seguro, é bem mais lucrativo o lojista colocar nos aquários filtros externos individuais. Lembre-se, o cliente geralmente opta por comprar o que a loja utiliza em suas montagens.

  • Elementos Filtrantes
          Para filtragem mecânica, ou seja, aquela que reterá partículas sólidas existentes na água como fezes e excesso de ração, utiliza-se geralmente a lã sintética.
          Já para a filtragem química, utiliza-se geralmente o carvão ativado com a intenção de adsorver produtos químicos e deixar a água mais cristalina, porém, para aquários com uma quantidade muito grande de peixes, deve-se usar também resina removedora de amônia e, por último, utilizam-se geralmente cerâmicas, material poroso, que facilita a fixação de uma grande colônia de bactérias benéficas que transformarão a amônia proveniente da decomposição de matéria orgânica em um elemento menos tóxico aos peixes, é o chamado Ciclo do Nitrogênio.

  • Aquecimento
          Quanto mais puder investir na bateria melhor. Assim, não vejo alternativa a não ser a de utilizar aquecedor com termostato. Claro que você deverá utilizar um que tenha em mente comercializar, pois se o aquarista vê em sua bateria tal produto, ao comprar um aquecedor com termostato, será o que você utiliza.

  • Iluminação
          Se utilizadas em sua bateria lâmpadas próprias para aquários, principalmente aquelas que acentuam as cores vermelha e dourada dos peixes, maior a chance de vendê-las em sua loja e ainda contar com os peixes bem mais coloridos em sua vitrine, aguçando a vontade de compra do cliente.

  • Substrato
          A intenção é literalmente vender o peixe. Então, quanto mais exposto o peixe estiver, melhor! Se sua loja já possui uma boa clientela e uma relativa rotatividade de peixes, o ideal é manter um aquário sem substrato algum, a fim de que o peixe fique mais exposto. Isso gerará estresse, pois o substrato oferece proteção ao animal, mas como sua loja tem uma significativa rotatividade de peixes, ao ficar exposto por pouco período (uma semana no máximo), ele se recuperará facilmente na casa do cliente.
         Caso sua loja não tenha uma grande venda constante de peixes, é interessante utilizar areia como substrato, mantendo uma camada em torno de 3 cm. Caso queira, também pode optar por cascalho ao invés de areia, porém, a probabilidade de doenças é grande, uma vez que o desenvolvimento poderá dar início pelo substrato, independente se optar por areia ou cascalho.

Bibliofrafia: Aquarismo: fonte de negócios
Adquira o livro Aquarismo: fonte de negócios no link http://www.aquarismodeverdade.com.br/loja/product_info.php?cPath=47&products_id=302 ao efetuar a compra em "observações" digite dizendo que você leu esse artigo e o frete será grátis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário